PORTAO VAI TER PROGRAMA FARMACIA EM CASA COM RECURSO DO DEPUTADO NERI
PORTAO VAI TER PROGRAMA FARMACIA EM CASA COM RECURSO DO DEPUTADO NERI

Em 2022, os portonenses acamados ou com dificuldade de locomoção que precisam da Farmácia Municipal receberão a medicação em casa. É o que destaca Dioni Bandeira (Solidariedade), que se reuniu ontem (4) com o prefeito de Portão, Kiko Hoff (PDT), e o deputado estadual Neri, o Carteiro (Solidariedade). Em ato no gabinete do prefeito, as lideranças formalizaram uma parceria que credencia a Prefeitura de Portão a receber, no próximo ano, R$ 100 mil do orçamento geral do Rio Grande do Sul. O valor será aplicado para implementar o programa Farmácia em Casa.
Dioni explica que a emenda foi um pedido dele ao deputado a partir de demandas da população ao longo dos últimos anos que ficaram ainda mais evidentes durante a pandemia, em que especialmente a população idosa teve saídas e contatos restringidos. “Vivencio essa necessidade de nosso povo desde que estive servidor da Secretaria da Saúde. Para mais de 100 famílias é bem complicado ir até a Farmácia Municipal retirar os remédios. Há pacientes que só possuem um cuidador e não podem ficar sozinhos em casa. Se um veículo puder ir de casa em casa realizar a entrega, nós iremos proporcionar um pouco de conforto a quem já passa por uma série de problemas, ainda mais na terceira idade.”
Neri recebeu quase 200 pedidos de emenda parlamentar ao longo deste ano, mas os recursos disponíveis permitirão que apenas dez sejam atendidas. Portão está entre os contemplados, diz o deputado, porque se trata de uma efetiva melhoria na vida da população mais vulnerável e sofrida: “É uma relevante causa social — área com a qual nosso mandato está comprometido”.
Na visão do prefeito, o setor da saúde pública tem muito a melhorar mesmo com o Município investindo nela quase 30% de seu orçamento, ou seja, praticamente o dobro do determinado pela Constituição Federal. Neste cenário, o aporte de emendas parlamentares é essencial para o poder público entregar serviços mais qualificados à população, segundo Kiko.
PORTAO VAI TER PROGRAMA FARMACIA EM CASA COM RECURSO DO DEPUTADO NERI