Mercado Público de Porto Alegre tem PPCI aprovado pelos Bombeiros
Mercado Público de Porto Alegre tem PPCI aprovado pelos Bombeiros Foto...Reprodução Internet

Mercado Público de Porto Alegre tem PPCI aprovado pelos Bombeiros

O Mercado Público de Porto Alegre teve seu Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) aprovado pelo Corpo de Bombeiros. A reabertura do segundo pavimento do prédio, que foi destruído por um incêndio em 2013, dependia da aprovação do PPCI.

A partir de agora, a Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) começará a trabalhar no projeto executivo do pavimento. “Já contratamos uma empresa que irá nos apresentar um projeto. Se for aprovado pela associação, será executado”, afirma a 1ª secretária da Ascomepc, Adriana Kauer.

A empresa contratada terá um prazo de 30 a 40 dias para apresentar o projeto com os itens que precisam ser executados de acordo com o PPCI. A expectativa da Associação é de que até a metade do próximo ano, o segundo andar esteja liberado para uso por meio de um pré-alvará.

“Quando a primeira parte do projeto, que inclui sinalização e extintores, estiver concluída, podemos solicitar o pré-alvará com validade de um ano. Ele vai permitir aos permissionários que tinham loja no segundo piso, que retornem aos locais de origem”, diz Adriana.

Em outubro de 2019, a Ascomepc espera ter em mãos o alvará definitivo com prazo de cinco anos.

O Corpo de Bombeiros Militar de Porto Alegre confirmou a aprovação do PPCI e disse que o próximo passo é a execução das medidas aprovadas por parte dos responsáveis e a solicitação de vistoria da edificação. "Após a vistoria e verificado que as medidas de segurança estão instaladas de acordo com o PPCI aprovado será emitido o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (APPCI)", diz o chefe da Divisão de Segurança Contra Incêndio, Major Ederson Lunardi.

No fim do mês de setembro, a escada lateral do prédio, ao lado da Avenida Borges de Medeiros e do Largo Glênio Peres, foi entregue completamente reformada, com novos degraus e pintura que não propaga o fogo. A obra marcou o processo de reabertura do segundo andar

Mercado Público de Porto Alegre tem PPCI aprovado pelos Bombeiros